17 de mai. de 2011

Saúde: estilo de vida

Sonho: aquela barriguinha a lá Beyonce? Muitas garotas desejam um corpo daquele né não? A questão é, parece que o sedentarismo virou tendência, isso mesmo, virou moda. Minhas crianças não sejam ingênuas, ter um físico bonito vai muito além de estética, é saúde. Generalizando, tem muito jovem e adolescente por aí que simplismente não ligam, pensam que pelo fato de estarem na "flor-da-idade", algum dia eles acordarão e não terão nenhuma ruguinha ou flacidez, assim em um passe de mágica. Isso não existe, você é o que você come! Mas como esse assunto é muito amplo, eu vou focar só no cuidado com o corpo, a alimentação fica pro próximo post.

Há mais de um ano atrás sofri um acidente de moto, o qual me deixou na cama por algumas semanas. Apesar de eu não ter quebrado nenhuma perna ou qualquer coisa assim, por causa do inchaço, tive que reaprender a andar. Antes do ocorrido, não suportava caminhar nem pra ir á padaria que detalhe, ficava do outro lado da rua.É meus caros, imagina o tanto de ralho que eu levava dos meus amigos e família por tanta fadiga?! Hoje, dou rizada disso e adari o bem-estar.  É claro que ninguém precisa passar por um acidente para aprender isso. Fazer exercícios físicos é essencial para manter um equilibrio entre uma mente boa e um corpo saudavel.
Começei aos poucos com as atividades aerobicas; caminhando, depois correndo, e agora me interesso mais pela exercícios aerobicos. Então vejam comigo quais são os variados resultados dessa mescla tiro e queda para um corpo sadio. Lets!

Primeiramente, a corrida tem que ser praticada em terreno macio, em ritmo confortável e no máximo de uma hora de duração. Passando disso, ou seja, corrida em terreno irregular, duro e com mais de uma hora de duração, não trás benefício, pode até  trazer, mas os malefícios são maiores. A corrida diminui as taxas sangüíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção  do bom colesterol(HDL). Fortalece os ossos prevenindo osteoporose, ajuda a controlar o estresse, torna o sono mais agradável e diminui a ansiedade. Consequentemente, o organismo se torna melhor condicionado e sendo melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual,(o que é ótimo na hora daquela prova ou trabalho da escola ou faculdade) levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão. Além disso o individuo praticante da corrida está adquirindo longevidade, e abençoadamente: uma saúde diferenciada dos demais. ;D
P.s: nunca esqueçam dos alongamentos!

Mas quem mesmo assim tem aquela preguicinha de caminhar/correr, eu recomendo os exércicios aerobicos. Veja!

Chama-se ginástica aeróbica as atividades físicas caracterizadas por movimentos rítmicos e intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as articulações. Movimentos estes, causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração. Quase sempre acompanhados de música, produzem um aumento metabólico e beneficiam o organismo. Os principais elementos da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness. Além de elevar sua força, agilidade, flexibilidade e coordenação.
Geralmente é uma atividade física realizada em grupo, que tem o seu ritmo determinado pela música escolhida pelo professor.
Existem 3 aspectos importantes que devem ser considerados e monitorados para que se obtenha os melhores benefícios e segurança em uma aula:
Frequência; deve ser praticado de 3 a 5 vezes por semana.
Intensidade; deve ser monitorada. De 60% - 85%; P.s: 60%(sedentários) 70%(intermediário) 85%(avançado).
Duração; deve ser de no mínimo 20 min e máximo 60 min por aula, só devem ultrapassar este tempo indivíduos treinados a fim de se evitar o "overuse".


 É muito importante destacar que estamos falando da sua saúde, então para melhor entendimento procure uma acadameia e a ajuda de um profissional capacitado.

P.s: Um dos maiores mitos da luta contra a barriga é acreditar que os pneuzinhos desaparecem depois de alguns meses fazendo apenas exercícios abdominais. Essa atividade não promove a queima de gordura, mas sim o enrijecimento da musculatura da região do abdômen. Mesmo tonificados, os músculos ficam cobertos pelas camadas de gordura, que só serão queimadas com exercícios aeróbicos. E ainda sim cuidado, o abdominal mal feito pode causar graves problemas na coluna e no pescoço.

Entretanto, tá meio sem grana pra entrar na academia? Ou seja lá qual for o motivo. Não tem problema algum, no nosso dia-a-dia somos capazes de ter os mesmos resultados, o segredo é: determinação! Por exemplo, durante a semana coloque um bom tenis e caminhe até uma mercearia ou á padaria próxima de sua casa. Vá dar uma volta com seu cachorro no quarterão do seu bairro.Pegue o MP3/MP4/Ipod e dê uma espairecida no parque municipal. Ajude sua mãe com os afazeres domésticos nos fins de semana.
Jogue por uma tarde inteira o Just Dance com seus amigos ou até mesmo no seu quarto, sozinha, ligue o som e deixe a música te levar.(risos)
Enfim existem milhares de maneiras de ter um bom corpo e uma ótima saúde. Exercícios físicos nos levam ao bem-estar, nos deixam mais felizes e muito bem-humorados. Ah,mas por favor, não entrem na paranóia de "eu quero ficar magra e ter um corpo sarado de qualquer jeito", isso é pura bobeira.
Sejam felizes, agradeçam o milagre da vida e cuidem da saúde.

Deus os abençoe
Com amor, sua islla.

Um comentário:

  1. É gata, agora deixa eu criar o ânimo e disciplina para treinar todos os dias! haha
    Continue bloggando!

    ResponderExcluir